É urgente anunciar o Evangelho, frisa Papa aos padres de Roma

  • 19/02/2026

Em meio a tantos desafios e ao sentimento de “falta de pertença” de tantos fiéis, Leão XIV frisou aos sacerdotes que anúncio do Evangelho é a prioridade

Da Redação, com Vatican News

Papa durante encontro com o clero / Foto: VATICAN MEDIAIPA/Sipa USA via Reuters Connect

O anúncio do Evangelho é uma prioridade. Palavras do Papa Leão XIV aos padres da diocese de Roma, recebidos em audiência pelo Pontífice nesta quinta-feira, 19. Com um longo discurso, o Papa falou aos padres como um “pastor segundo o coração de Deus”.

Leão XIV expressou sua alegria por acolher os padres da diocese da qual ele também é bispo. Entre tantas questões urgentes que ele quis abordar, esteve o anúncio do Evangelho. “Com humildade, mas também sem desânimo, devemos reconhecer que ‘parte do nosso povo batizado não sente a sua pertença à Igreja’, e isso também convida a vigiar em relação a uma ‘sacramentalização sem outras formas de evangelização’.”

Repensar a iniciação cristã

O Papa convidou os sacerdotes a reacender a chama que Deus acendeu em seus corações. Também pontuou a necessidade de observar os sinais dos tempos e identificar as mudanças para relançar o anúncio do Evangelho para além do cansaço da vida sacerdotal, do peso da rotina e do afastamento de muitos fiéis.

Leão XIV enfatizou a necessidade de encontrar caminhos para ajudar as pessoas a entrarem novamente em contato com a promessa de Jesus. “A iniciação cristã, muitas vezes ditada pelos horários escolares, precisa ser repensada: precisamos experimentar outras formas de transmitir a fé, mesmo fora dos caminhos tradicionais, para tentar envolver crianças, jovens e famílias de maneiras novas.”

Expressando gratidão pelo trabalho realizado diariamente nas paróquias, Leão XIV enfatizou a necessidade de uma “inversão de marcha” na relação entre iniciação cristã e evangelização. Por vezes, esta relação é enfraquecida por um modelo clássico que se concentra da administração dos sacramentos e pressupõe a transmissão da fé na família ou no ambiente em que se vive. “Na realidade, as mudanças culturais e antropológicas ocorridas nas últimas décadas mostram que já não é mais assim; pelo contrário, testemunhamos uma crescente erosão da prática religiosa.”

Trabalho com a juventude

Sobre a situação dos jovens, o Papa destacou a necessidade de compreender o profundo mal-estar existencial que muitas vezes os habita. Buscar “ler” sua desorientação, suas dificuldades e os fenômenos que os envolvem no mundo virtual. Atenção também aos sintomas de uma preocupante agressividade, que por vezes leva à violência.

Ciente do compromisso de muitos sacerdotes e do seu sentimento de impotência diante das graves dificuldades, Leão XIV ofereceu uma direção. Ele sugeriu que as paróquias se engajem no diálogo e na interação com as instituições locais, com as escolas, com os especialistas em educação e ciências humanas, e com todos aqueles que se preocupam com o destino e o futuro dos jovens.
“Não temos soluções fáceis que garantam resultados imediatos, mas, na medida do possível, podemos escutar os jovens, estar presentes, acolhê-los e compartilhar um pouco de suas vidas.”

Criatividade e coordenação

O Papa pediu também que os sacerdotes usem a própria criatividade para colaborarem com a obra de Deus. “Igreja de Roma, lembre-se de reavivar o dom de Deus!”, exortou.

Destaque também para a necessidade de um trabalho conjunto, em comunhão, diante de tantas mudanças na vida das paróquias. “Precisamos de maior coordenação que, longe de ser um expediente pastoral, busque expressar nossa comunhão presbiteral”.

Leão XIV também advertiu sobre a autorreferencialidade, que gera sobrecarga e dispersão. Em vez disso, o convite é para que se compartilhe o trabalho, os carismas e as potencialidades, evitando iniciativas sobrepostas.

Aos jovens sacerdotes: “Não se fechem”

Por fim, o Bispo de Roma dirigiu-se aos sacerdotes mais jovens, que “muitas vezes vivem na pele o potencial e as fadigas de sua geração e desta época”. Ele os convidou a não perderem o entusiasmo e a serem fiéis na relação com o Senhor.

O Pontífice estendeu o convite a todos para que se coloquem à escuta, para viver a fraternidade presbiteral concretamente, porque o maior compromisso é salvaguardar e nutrir a própria vocação na conversão, na fidelidade e, sobretudo, cuidando uns dos outros.

O post É urgente anunciar o Evangelho, frisa Papa aos padres de Roma apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/leao-xiv/e-urgente-anunciar-o-evangelho-frisa-papa-aos-padres-de-roma/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. QUEM É ESSE? (AO VIVO)

JULLIANY SOUZA

top2
2. - A Volta Por Cima

Polyana Martins e Rodrigo Vinheiro

top3
3. JESUS ESTÁ LÁ (🔴AO VIVO NO FLY PODCAST)

IRMÃ NAIR NANY

top4
4. O Escolhido / Clipe Oficial

Elielton Jhonson

top5
5. Vai Passar

Gerson Rufino (Music Video)

Anunciantes