Consumo de bebidas alcoólicas recua fortemente no Brasil

  • 18/02/2026

O Brasil registrou uma queda histórica no consumo de bebidas alcoólicas. Um levantamento mostra que nunca tantos brasileiros disseram não ao álcool. Uma mudança puxada principalmente pelos jovens, mas especialistas alertam: o alcoolismo continua sendo um problema de saúde pública.

Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo

Durante anos, o álcool fez parte da rotina de Luciene. O consumo que começou de forma social, aos poucos se tornou frequente. “Eu bebia da hora que eu chegava do trabalho até na hora de eu jantar”, lembrou a auxiliar de serviços gerais, Luciene da Silva. 

Até que um alerta inesperado mudou o rumo da história. Os exames de Luciene estavam bem alterados e ela corria o risco de desenvolver uma doença hepática. O susto trouxe uma decisão, parar de beber e recomeçar. “Eu já vi várias pessoas que tiveram cirrose e faleceram, devido ao consumo de álcool, assim. Então, minha filha, eu dei graças a Deus que eu consegui”, relatou ela. 

Histórias como a da Luciene ajudam a explicar uma mudança que vem sendo percebida em todo o país. Um levantamento do Centro de Informações sobre Saúde álcool mostra que 64% dos brasileiros declararam não ter consumido bebida alcoólica em 2025, o maior índice já registrado. Entre os jovens, a mudança é ainda mais expressiva: na faixa dos 18 aos 24 anos, a taxa de abstinência saltou de 46% em 2023 para 64%. 

“E essa queda do consumo de álcool no Brasil pode estar refletindo uma mudança de comportamento da população associada a uma busca de um estilo de vida mais saudável, maior preocupação com a saúde física, mental, com bem-estar”, associou a pesquisadora sênior do CISA, Marília Reis.

Reconhecido como uma doença crônica, o alcoolismo afeta o organismo e também as relações familiares e sociais. O tratamento para dependência do álcool envolve acompanhamento profissional, apoio familiar e muitas vezes participação em grupos de ajuda. 

Apesar das pesquisas revelarem redução no consumo, o uso abusivo de álcool ainda preocupa e pode trazer consequências graves. “E o principal desafio é que a maioria dessas pessoas não percebem que bebem assim. Os dados mostram que cerca de 82% desse grupo acredita que bebe de forma moderada. Por isso, o consumo abusivo continua sendo um problema de saúde pública e que exige ações de prevenção e de conscientização”, completou a especialista. 

Conscientização que pode levar ainda mais brasileiros a repensar hábitos em busca de uma vida mais saudável. “Outra vida, com certeza”, concluiu Luciene.

O post Consumo de bebidas alcoólicas recua fortemente no Brasil apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/brasil/consumo-de-bebidas-alcoolicas-recua-fortemente-no-brasil/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. QUEM É ESSE? (AO VIVO)

JULLIANY SOUZA

top2
2. - A Volta Por Cima

Polyana Martins e Rodrigo Vinheiro

top3
3. JESUS ESTÁ LÁ (🔴AO VIVO NO FLY PODCAST)

IRMÃ NAIR NANY

top4
4. O Escolhido / Clipe Oficial

Elielton Jhonson

top5
5. Vai Passar

Gerson Rufino (Music Video)

Anunciantes