Conheça o significado da Quaresma e os dias de preparação para Páscoa
- 18/02/2026
Nos primeiros séculos do cristianismo, a Quaresma durava apenas três dias. Com o passar do tempo, a Igreja ampliou esse período para 40 dias, oferecendo aos fiéis um caminho mais profundo de preparação para a Páscoa e de busca sincera pela conversão.
Reportagem de Sidinei Fernandes e Adilson Cesar Rodrigues
40 dias para repensar atitudes, buscar mudança de vida. “É, na minha tradição da minha terra, a gente tira carne, fica só peixe, evita algumas coisas”. “E por quê?” – “Em respeito a Cristo”, disse a fiel.
Ensinamentos da Igreja transmitidos pela família. “A partir da Quarta-feira de Cinzas, eu já não faço nada de diversão”. “De onde é que vem esses ensinamentos que você segue?” “Dos pais”, contou a técnica de enfermagem, Isabela Cristina.
Nesse tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, a Igreja orienta três práticas essenciais: o exercício da caridade, do jejum e da oração. Virtudes que expressam o modelo de vida cristã de alguém que está em busca de uma conversão com Deus.
“O jejum é uma forma que o ser humano ou a igreja propõe para que o fiel possa voltar novamente a ter o controle da sua vontade. A oração é uma prática que faz com que o fiel possa voltar novamente a ter uma intimidade com Deus. E a caridade é, de certa forma uma nova atitude, de abertura, de sensibilidade para a necessidade do irmão”, frisou o reitor do Santuário São Judas Tadeu(SP), padre Daniel Aparecido de Campos.
Mesmo com mobilidade limitada, Dona Maria intensifica a oração e separa um tempo para a reflexão. “Eu rezo todos os dias, eu vou na missa todos os dias, mas na quaresma eu procuro fazer mais. Então, penitência, abstinência de alguma coisa só tem sentido se for uma resposta de um percurso de autoavaliação para ver quais são os pontos que Deus quer que eu mude para me converter e fazer a vontade Dele na minha vida”, afirmou a pedagoga, Maria Martha dos Santos.
Esta aposentada mantém a decisão de exercitar o que sempre fez a diferença em sua vida, a caridade. “Todo mundo deve fazer, porque eu acho assim, eu me sinto muito abençoada. Eu recebo, eu sempre, graças a Deus, recebi bastante do plano espiritual, do plano divino. E eu acho que eu também tenho que repartir isso”, apontou a aposentada, Luci Moreti.
A Igreja e a forma adaptada à vivência da quaresma ao longo da história sempre mantém a mesma intenção, a de levar os fiéis a uma vida nova. “É claro que tudo está fundamentado naquele momento em que Jesus vai pro deserto, os 40 dias no deserto, mas isso tudo que nós vivenciamos é uma preparação para a Semana Santa. Então, com o tempo e nas diversas realidades, nas diversas igrejas particulares, no caso aqui no Brasil nós temos a Campanha da Fraternidade, foram acrescentando, foram incorporando elementos que vão ajudando nesse processo de conversão e de mudança”, retomou o padre.
“Eu pretendo chegar mais perto de Deus. Que Deus esteja feliz comigo’”, concluiu a devota.
O post Conheça o significado da Quaresma e os dias de preparação para Páscoa apareceu primeiro em Notícias.








